10 maio 2009

Porquê escalar?


Questiono-me frequentemente o porquê do gosto pela escalada?

Após ter praticado imensas actividades desportivas que iam desde a canoagem até ao mergulho, é esta sem dúvida a que mais me realiza. Mas porquê?

Pois digo-vos, que é modalidade que mais se adequa à minha forma de estar perante a vida.

Sinto ao escalar um contacto envolvente com o ambiente fazendo-me sentir parte de Gaia (é uma tese que sustenta ser o planeta Terra um ser vivo A hipótese foi apresentada em 1669 pelo investigador britânico James E. Lovelock, afirmando que a biosfera do planeta é capaz de gerar, manter e regular as suas próprias condições de meio-ambiente), traz-me tranquilidade e paz de espirito.

As graduações das vias, as competições prestigiantes elitistas pouco me importam, o que gosto mesmo é de disfrutar de comtemplar o Meio e meditar sobre este feito maravilhoso que é a existência da vida, e sentir que estou vivo, sem dúvida a escalada proporciona-me um misto de sensações que me induzem à precepcão dessa realidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

A terra é sem dúvida uma fonte de energia. Em contacto com ela, por exemplo, através dos mais variados desportos, podemos recarregar as nossas energias sem precisarmos de recorrer ao mais comum no ser humano, que é 'absorver' a energia dos outros. Na escalada então, isso sente-se perfeitamente!!

Miguel Varino disse...

Formiguinha!
Concordo plenamente contigo, a energia está presente nas nossas vidas, é ela que faz mover o universo, é a razão existencial e todo o ser, adquire as mais variadas formas explicativas na sua expressão, daí advêm todo misticismo e religiosidade enerente ao ser humano, o que o torna belo, e sensivel. É pena não atingirmos um grau sensorial ideal para vivermos em harmonia com essa fonte primordial, decerto seriamos seres mais completos e felizes.