05 junho 2009

Dia Mundial do Ambiente e da Ecologia

No âmbito das iniciativas do programa da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Ambiente, comemora-se hoje o Dia Mundial Do Ambiente e da Ecologia.

A data pretende consciencializar a população mundial sobre o ambiente e potenciar atenções e acções políticas. Em 2009 o dia é dedicado às Alterações Climáticas que serão tema de uma Conferência Internacional que decorrerá em Copenhaga antes do fim do ano e onde se assinará um protocolo pós-Quioto. O lema de 2009 é então “O seu planeta precisa de si – una-se para combater as alterações Climáticas”.Simbolicamente, o anfitrião das celebrações deste ano é o México, país que tem vindo a ganhar notoriedade na luta contra as Alterações Climáticas, de que a crescente participação nos “mercados do Carbono” é um bom exemplo. Em Portugal o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) celebrará a ocasião na Paisagem Protegida da Serra do Açor, que se associa à Biblioteca Municipal de Coja durante o mês de Junho na divulgação de trabalhos na área da Conservação da Natureza e Biodiversidade.
In Naturlink by ALVES, Filipa (2009)


1 comentário:

Miguel Varino disse...

Lamento informar, Mas Quioto é uma hipocrisia, pois os paises ricos que produzem mais CO compram quotas de emissão aos que são menos produtores. Resumindo fica tudo na mesma. Alem disso, os padrões energeticos antrópicos exigidos são irreverssiveis.
Mas claro,tem de haver uma certa consciencialização da parte dos países ricos relativamente aos pobres, porque estes ultimos tem dificuldades de sobrevivência que se sobrepõe à preservação da natureza, que o mundo ocidental explora em seu benefício e conforto, falando de ambiente mas vivendo padrões de alto consumismo com a destruição dos habitats dos paises em desenvolvimento.