26 junho 2009

Trabalho de Equipa

Sessão de Toros (Curso de Tropas Paraquedistas - Tancos)

Equipa é um grupo de pessoas que geralmente se une para alcançar um objectivo comum. Grupo de pessoas com habilidades complementares, que trabalham juntas com o fim de atingir um propósito comum. As habilidades complementares dos membros possibilitam alcançar resultados, os objectivos compartilhados determinam seu propósito e direcção. Respeito, mente aberta e cooperação são elevados.
(in Wikipédia)

Trabalhar em equipa por vezes torna-se complicado. Existe sempre conflito de opiniões ou receio de partilhar ideias, talvez com medo de serem desvalorizadas e não serem aceites pelo grupo.

É preciso ter em conta que a equipa é um espaço de relacionamentos, portanto é necessário cultivar um ambiente em que se possam desenvolver relacionamentos interpessoais positivos, criando desta forma fortes laços de confiança.

Os indivíduos que assumem papel integrante reflectem características pessoais, escolhas, e objectivos próprios, é por isso importante conhecerem-se e darem-se a conhecer, e fundirem-se aos interesses de um só, a equipa.
A entre ajuda, a camaradagem, a amizade, a dedicação, devem ser factores orientadores das acções tomadas por todos, sendo possível conjugar diferentes ideias e criar a partir daí novas ideias e formas positivas de agir, em prol da equipa.
Cada um torna-se um todo, não pode haver rupturas, à que valorizar as acções que a equipa é capaz de realizar, os problemas que é capaz de solucionar, e caminhar em busca de novas formas de actuar, mediante as situações com que se depara.
David Rodrigues

2 comentários:

Miguel Varino disse...

Muito perspicaz da tua parte esse comentário editado no blog, reflete claramente a sequência da nossa conversa ontem aquando teve lugar o treino na placa!
Abraço!!!

David Rodrigues disse...

Exacto, achei o tema interessante e resolvi dar continuidade aqui no blog ao debate de ontem, acrescentei um pequeno movie que revela bem o sentido de trabalho de equipa de uma força engraçada e simples (não recebi comissão publicitária da marca c...) :D:D:D