11 setembro 2009

Vila de Óbidos

Classificada como Monumento Nacional e eleita uma das 7Maravilhas de Portugal a 7 de Julho de 2007. A vila tem origem num povoado celta que viria a ser ocupado por romanos, a que deram o nome de Eburobrittium tendo sido uma grande cidade romana, recentemente descoberta e em fase de trabalhos arqueológicos. Seria mais tarde ocupada por Visigodos e posteriormente por Árabes, tendo sido edificado ou reedificado o castelo nessa altura, até à tomada de Óbidos aos Mouros pelas tropas de D. Afonso Henriques, apoiadas por Gonçalo Mendes da Maia. O traçado actual das casas, muralhas e do núcleo do Castelo é reflexo da presença Árabe.

A vila foi também passagem da maioria das Rainhas de Portugal e aqui foi palco das lutas da Guerra Peninsular, e mais recentemente palco da reunião preparatória da revolta de 25 de Abril de 1974. No reinado de D. Manuel I, o seu alcaide manda construir um paço e alterar algumas partes do castelo. No Paço dos Alcaides evidenciam-se as janelas de recorte manuelino, a chaminé existente na sala principal e o portal encimado pelas armas reais e da família Noronha, ladeado por duas esferas armilares. O Paço sofreu fortes danos com o terramoto de 1755. No século XX em ruína foi restaurado e aqui instalada a primeira Pousada em edifício histórico. Também de destacar o Licor de ginja, famosa bebida conhecida como Ginjinha de Óbidos, e os inúmeros eventos realizados nesta vila, tais como o Festival Internacional de Chocolate e a Feira Medieval, entre outros. Tudo boas razões para visitar esta vila de grande interesse Cultural, Histórico e Arquitectónico.



David Rodrigues

1 comentário:

Miguel Varino disse...

Muito bem!
Já que deixaste aqui a deixa turística para visitar a tua terra, da proxima escalada leva uma garrafinha de ginginha para animação, pois assim o pessoal fica com um grau extra!LOL
MIGUEL ÂNGELO